A pedido de um membro, estarei abordando hoje um assunto muito importante, o uso de algoritmos, sem eles você não seria nada utilizando o delphi.
Vamos iniciar citando todos eles:
Agora que vocês ja conhecem os algoritmos, vamos a teoria de cada um citado acima, começando claro, com o mais usado:
IF / THEN / ELSE
Bom, traduzindo ao pé da letra pro nosso idioma, isso significa Se ... Então ... Senão ..., ou seja, expressa uma condição, sendo essa condição booleana, quero dizer, verdadeira ou falsa.
Vamos a lógica
FOR / TO / DO
Então, ao traduzirmos isso, veremos que temos um significado a favor da matemática, ou seja, temos uma comparação numérica, Para .. Até .. Faça
Vamos a lógica:
WHILE / DO
Geralmente usados para fazer loops em uma função, ele é vago e fácil de entendimento, Enquando ... Faça, quero dizer, enquanto a condição for verdadeira (tipo booleana) faça tal ação.
Vamos a lógica
REPEAT / UNTIL
Esse também é usado para Loops em uma função específica, fica a seu critério o uso do Repeat ou While, Repita ... Até que ....
Então, repetir tal ação até que a condição for booleana (verdadeiro / falso)
Vamos a lógica:
CASE / OF
O case é de mais difícil compreensão, ele serve para simplificar os comandos condicionais, ao invés de fazer uma condição para a ação ser verdadeira, você já define o que ela fará, Caso ... de ...
Sendo a expressão que o case faz, é uma expressão ordinal, ou seja, uma ação que determina ordem.
Vamos a lógica:
Bem esse foi o básico que eu pude ensinar pra vocês, vocês podem notar que o Repeat executa pelo menos uma vez a função, já o while, só executa se for verdadeiro, então há divergências entre eles, agora, passaremos a outro nível, o nível prático, onde vocês vão testar suas capacidades.
Na prática, usando o delphi, o IF e o FOR são os mais utilizados.
Para fazermos uma prática, é nescessário a sua interpretação do que eu to fazendo abaixo, além disso, preciso de que preste atenção, não pedirei pra você adicionar ao form nada, e nem fazer, só quero que entendam a manipulação.
IF / THEN / ELSE
FOR / TO / DO
WHILE / DO
REPEAT / UNTIL
CASE / OF
É isso seus nambs, em breve mais tutoriais, e, façam e comentem.
Dúvidas, não exitem em perguntar, abraços.
Vamos iniciar citando todos eles:
- IF / Then / Else
- For / to / do
- While / do
- Repeat / until
- Case / of
Agora que vocês ja conhecem os algoritmos, vamos a teoria de cada um citado acima, começando claro, com o mais usado:
IF / THEN / ELSE
Bom, traduzindo ao pé da letra pro nosso idioma, isso significa Se ... Então ... Senão ..., ou seja, expressa uma condição, sendo essa condição booleana, quero dizer, verdadeira ou falsa.
Vamos a lógica
Se joão mentiu então
ficará de castigo
senão
brincará na rua
FOR / TO / DO
Então, ao traduzirmos isso, veremos que temos um significado a favor da matemática, ou seja, temos uma comparação numérica, Para .. Até .. Faça
Vamos a lógica:
Para joãozinho até mariazinha faça
//ação
WHILE / DO
Geralmente usados para fazer loops em uma função, ele é vago e fácil de entendimento, Enquando ... Faça, quero dizer, enquanto a condição for verdadeira (tipo booleana) faça tal ação.
Vamos a lógica
Enquanto joãozinho estudar faça
//ação
REPEAT / UNTIL
Esse também é usado para Loops em uma função específica, fica a seu critério o uso do Repeat ou While, Repita ... Até que ....
Então, repetir tal ação até que a condição for booleana (verdadeiro / falso)
Vamos a lógica:
Repita a palavra eu sou bom até que você realmente seja bom.
CASE / OF
O case é de mais difícil compreensão, ele serve para simplificar os comandos condicionais, ao invés de fazer uma condição para a ação ser verdadeira, você já define o que ela fará, Caso ... de ...
Sendo a expressão que o case faz, é uma expressão ordinal, ou seja, uma ação que determina ordem.
Vamos a lógica:
Caso joãozinho tem um pai ou tem 2 pais de
Um pai : ação
Dois Pais : ação
Bem esse foi o básico que eu pude ensinar pra vocês, vocês podem notar que o Repeat executa pelo menos uma vez a função, já o while, só executa se for verdadeiro, então há divergências entre eles, agora, passaremos a outro nível, o nível prático, onde vocês vão testar suas capacidades.
Na prática, usando o delphi, o IF e o FOR são os mais utilizados.
Para fazermos uma prática, é nescessário a sua interpretação do que eu to fazendo abaixo, além disso, preciso de que preste atenção, não pedirei pra você adicionar ao form nada, e nem fazer, só quero que entendam a manipulação.
IF / THEN / ELSE
- Código:
if CheckBox1.Checked = True then //se o check box estiver checado então
begin //comece a ação
ShowMessage ('Ele está Checado'); //mande uma mensagem
end //termina a ação (antes do else não pode ter ;)
else //senão
begin //começa uma reação
ShowMessage ('Ele não está checado'); //mande uma messagem
end; //termina uma reação
FOR / TO / DO
- Código:
var
i : Integer; //variável do tipo inteiro
nome : String; //variável do tipo nome (letras)
Begin
nome := Edit1.Text; //declarando o que é o nome
for i := 1 to Length(nome) do //para i ser 1 até o tamanho do nome faça
begin //comece
Label1.Caption := IntToStr(i); //mostra a quantidade de letras do nome
end; //fim
end;
WHILE / DO
- Código:
while Edit1.Text = 'Seu Texto' do //enquanto for esse texto no edit faça
Label1.Caption := 'Lindo'; //faça com que a label da caption seja essa
REPEAT / UNTIL
- Código:
repeat Label1.Caption := 'Lindo' until //repetir que a label tenha essa caption enquanto
Edit1.Text = 'Seu Texto' //o Edit tiver esse texto escrito nele
CASE / OF
- Código:
case MessageBox(Handle, 'Deseja fechar aplicação?', 'sair', MB_YESNO) of //caso de mensagem para aplicação fechar em quem valores atribuidos a YES e NO sejam
IDYES : Application.Terminate; //Fechar Aplicação
IDNO : Application.Run; //Cancelar Ação
end; //case sempre termina com um END nunca se esqueçam
É isso seus nambs, em breve mais tutoriais, e, façam e comentem.
Dúvidas, não exitem em perguntar, abraços.
Créditos:
Eduardo
Eduardo