Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

4 participantes

[Importante]Try

pescini
    pescini
    Membro Novo

Membro Novo

Warn Warn : 0/10
    Pontos : 5
    Reputação : 1

[Importante]Try Empty [Importante]Try

Mensagem por pescini Dom Fev 12, 2012 7:04 am

Eai gente vim aqui dar uma ajudinha no forum de vocês, com um assunto q concerteza ja ajudou muitos programadores de delphi, O Try.

Bem o Try é uma Api q Gera exeções, Oh meu deus mais pra que eu quero gerar uma exeção se o bobo do delphi ja faz isso sozinho? Simples, muitas exeções geradas pelo delphi podem necessitar q seu programa seja fechado o Try Tem como função evitar q isso aconteça.

aqui um trecho de um artigo q eu estava lendo

"A cláusula Try é usada para iniciar um bloco que pode conter possíveis erros. Se um erro ocorrer, o programa não será terminado. Instantaneamente, o Try deixa de ser executado e dá lugar a cláusula Except ou Finally."

Vamos la, existem várias formas de se utilizar o Try mais vamos começar com except a sintaxe é esta

Código:
    Try
    //fragmentos de código
    except
    //fragmentos de código
    end;

Neste caso acontece o seguinte se alguma exeção for encontrada entre Try e except oq temos entre except e end; começa a ser executado

Exemplo:
    Código:
    Try
    if not DirectoryExists(edit1.text) then
    ForceDirectories(edit1.text)
    else
    messagebox(0,'Erro ao criar pasta, Pasta existente','Error',MB_ok+Mb_IconError);
    except
    showmessage('Digite algo válido.');
    end;

"lembrando que se isto for executado no delphi ainda sim teremos a exeção para sabermos se realmente funcionou devemos executar nosso project1.exe fora do delphi."

Agora vou explicar o code, Este code tem como função criar uma pasta ele primeiro analiza se o diretório nao existe usando if se ele nao existir é criada a pasta usando ForceDirectories Senão é mostrada a msg erro ao criar pasta, pasta existente. Bom seria se nossos problemas tivesem acabado com apenas isso, mas ainda temos um erro que nos gera uma exeção no delphi, o erro é que se o usúario digitar algo inválido no edit e clickar sobre o botão iria gerar uma exeção q talvez necessita-se o fechamento do programa. Entao ali temos um Try e o Except, caso acontecer essa exeção nos codes pertencentes ao Try ele automaticamente para de ser executado e executa o except, q limpará o edit e no lugar da exeção automatica gerada pelo delphi mostrará, Digite algo válido.

Bem gente esse Texto ja esta ficando maior do que eu imaginava, ainda temos q aprender a mecher com finally, mais isso eu prometo trazer a vocês depois, espero que vocês consigam me enteder.

Att Pescini.

Kido-'
    Kido-'
    Coordenador
    Coordenador

Pontos : 1350
    Reputação : 71

[Importante]Try Empty Re: [Importante]Try

Mensagem por Kido-' Dom Fev 12, 2012 7:34 am

haha meu mestre na iProgramming =]
    o Tutorial ficou muito bom,eu nem sabia da existencia do Try,e como a explicação do porquê do Try vc ja me resolveu 1 duvida

vlwo mestre =]
    Bk'
    Bk'
    Administrador
    Administrador

Pontos : 391
    Reputação : 111

Mensagem por Bk' Dom Fev 12, 2012 7:47 am

Soh tinha utilizado o Try 1 vez ._.
    Foi quando fiz meu gerenciador de processos...
    Mas nen sabia o que ele tava fazendo lah '-'
    Agr sei , e agr ele vai facilita mais coisas --'
    Meus projetos eh xei de gambiarras...
    'Uchiha~*
    'Uchiha~*
    [G]uardião

[G]uardião

Pontos : 540
    Reputação : 108

Mensagem por 'Uchiha~* Qui Fev 23, 2012 4:43 pm